BasquiatLam

Wilfredo Óscar de La Concepción Lam y Castilla
(Sagua La Grande, Cuba, 2 de Dezembro de 1902 – Paris, 11 de Setembro de 1982

A exposição “Wifredo Lam: O espírito da criação” enfatiza a natureza experimental da obra do artista, o desenvolvimento progressivo através de diferentes fases, sua estreita relação com as culturas marginalizadas e a transposição poética que realiza destas na sua pintura a partir do seu domínio absoluto do cubismo e surrealismo. As obras em exposição são do período de 1939 a 1976.

LAMgrande
São 80 obras, entre gravuras e pinturas inéditas, pertencentes ao acervo do Museu de Belas Artes de Cuba, que o público poderá conhecer na mostra “Wifredo Lam – O Espírito da Criação”.
Na mostra há a presença dos mitos vinculados às religiões afrocaribenhas que exercem um peso tão importante em sua pintura, assim como a estreita relação que sua obra gráfica apresenta com os textos de importantes poetas e escritores vinculados ao surrealismo europeu ou ao realismo maravilhoso americano.

maxresdefault

Lam é um artista cubano, que conviveu com Picasso, Breton , Miró e representantes do realismo mágico – como os franceses Gherasim Luca, Dominique Agostini, José Pierre e o colombiano Gabriel García Márquez. Sofreu forte influência desses artistas.

Galeria Marta Traba
Do 23 de março a 1º de maio, entrada gratuita.
As visitações acontecem de terça a domingo, das 9h às 18h.
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda,
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1062935100396014/