Agô Reverb:
O projeto Agô iniciou-se por iniciativa do músico brasileiro Guga Stroeter, no ano de 2002.
Stroeter, viajou repetidas vezes à Cuba e percebeu que apenas em Brasil e Cuba permanece vivo o culto aos orixás. Essa mitologia, que teve origem na costa da Nigéria e do Benin, está praticamente extinta na África, pois o continente foi evangelizado.
No Brasil, a religião chama-se Candomblé e em Cuba denomina-se Santeria e é uma cultura de grande beleza, pois une a
devoção à música, à dança e aos tambores. Os orixás são parte do cotidiano de Brasil e Cuba e simbolizam as diversas forças da natureza.
Todas as canções são cantadas no idioma iorubá residual. Guga Stroeter também percebeu que os músicos religiosos de Brasil e Cuba nunca haviam tocado juntos! E assim, com intercâmbio, o projeto Agô volta a reunir descendentes da diáspora africana, fruto do tráfico de escravos que ocorreu ininterrupitamente do século XVI ao século XIX.
A sonoridade foi atualizada para o século XXI com a inclusão de harmonias oriundas da música popular contemporânea e do jazz.
O CD Agô foi lançado em 2004 e teve ótima recepção de público e crítica dando origem a espetáculos musicais e balés em diversas partes do mundo.
Em 2012, Guga Stroeter regravou o repertório de Agô incluindo agora alguns recursos eletrônicos. Esse novo álbum intitula-se “Agô Reverb”
Músicos:
Mestre Sapopemba – voz candomblé
Carol Bezerra – voz santeria
Alysson Bruno – percussão candomblé
Pedro Bandera – percussão santeria
Pepe Cisneros – teclados
Guga Stroeter – vibrafone
Nikima – programações
Enquanto chega o lançamento previsto, ainda para 2012, você pode escutar as 10 músicas do CD em nossa RADIO Havana6463, o CD “Agô Reverb” esta disponibilizado para download em:
https://soundcloud.com/edilene-borges/sets/ag/
[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=w3G1X6SuXiw’]