Dirigida pelo diretor espanhol Fernando Trueba (Oscar por Belle Epoque) e Javier Mariscal, “Chico & Rita” conta a relação de um casal que vivem na Havana do final dos anos 40 e cujo relacionamento é marcado pela música da época.
O filme, já venceu na Espanha o Goya de melhor filme animado, e foi merecedor do prêmio de melhor animação no European Film Awards em 2011.
As vozes dos personagens, incluindo atores, correu em sua maioria por atores cubanos e foram gravadas em Havana, enquanto que para as contribuições musical encontrou um grande grupo e luxosso de artistas da ilha. Rolando Luna tomou uma série de performances de piano de Chico, incluiu o clássico “Besame Mucho” com Idania Valdes, cujo primeiro tiro no elenco de vozes era o que finalmente apareceu no filme.
Yaroldi percussionista Chano Pozo jogado Abreu, panelas Amadito Valdes tornou-se Tito Puente, e Germain tocava sax Velazco Charlie Parker, entre outras contribuições.
Além disso, o trabalho feito em Cuba Trueba tem a colaboração de alunos da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños em Havana.
Chico e Rita é o segundo filme cubano nomeado aos Premios Oscar, em 1995, Fresa y Chocolate receveu indicação como melhor filme extrangeiro.