Ignacio “Mazacote” Carrillo nasceu em 1 de Abril de 1927 em Guanabacoa (capital de los santeros cubanos)
1950 se converte em cantor principal do Conjunto Félix Chapotín até a década de 1960, quando se decide integrar a Charanga do grande músico Neno González, que o eleva até o ponto máximo da sua carreira, foi com Neno González que Mazacote popularizou “Se Secó Manantial”, “El Sazón de tus frijoles”, “Viejo Celoso”, “Lunita Redondita”, “El Molote. No começo dos 70, regressa ao Conjunto Chappottín e Estrellas ate se aposentar em1988, quando obteve o premio de melhor interpretação da música cubana.
Depois do êxito do documentário de Wim Wenders “Buena Vista Social Club” Mazacote, foi um dos tantos “viejitos olvidados” que voltou aos palcos; com o grupo LA SONORA CUBANA, faz turnês regulares pela Europa em vários festivais internacionais de world music, salsa e cultura afrocubana.
Mazacote, destaca-se não só por ser um dos mais importantes intérpretes da música popular e tradicional de Cuba, como também como compositor de peças como “Olla Olla”, “Che-Che”, “Nicolás Corrió”, “Cuéntame de ti”, “Vida y Besos” o “Muere uma Ilusión”, inesquecíveis hits da música cubana.
Hoje representa uma das figuras imprescindíveis da música tradicional e popular cubana. Ignacio “Mazacote” Carrillo, é um autêntico mestre em sua arte, uma pérola rara da Idade de OURO da música cubana, mentor de várias gerações e das gerações futuras. Uma lenda viva.
Mazacote junto a Charanga de Neno Gonzales (1960)