Te lo dirá la noche
Te lo dirá la noche

Ouça na sua Plataforma preferida

Single - Te lo dira la Noche

Além de ser um ritmo, um toque, Ijexá é uma cidade do Estado de Osun, no sudoeste da Nigéria, fundada por um neto do imperador Oduduwa (rei iorubá atualmente cultuado como orixá no Candomblé e na Santeria cubana). De uma rica cultura musical e instrumental, o povo ijexá já executava instrumentos percussivos, afinados por cordas, e teve no orixá Ogum, senhor da agricultura, da guerra e dos instrumentos de ferro, bem como em rituais em torno ao Rio Osun – que homenageavam mulheres guerreiras que se convertiam em água para fugir dos seus perseguidores, inspiração para músicas, cantigas, contos, festivais e outras manifestações artísticas e sociais que simbolizavam de forma permanente a trajetória e ancestralidade de um povo, que chega, até os tempos atuais.

Em Cuba “El Ijessa” é um dos ritmos mais tocados nos tambores Bata nas celebrações da Santeria e no Brasil ganhou destaque pelo bloco Afro de Salvador de Bahia “Filhos de Gandi”

Daqui partiu a concepção do novo Sencillo / Sinlge do Batanga & Cia, grupo integrado por imigrantes de Cuba e Colômbia, com dois brasileiros, tendo realizado shows nas principais casas, festivais e eventos culturais do circuito musical da Cidade de São Paulo, com um EP autoral lançado e vasta participação em trabalhos e parcerias, junto a diversos nomes da atual cena musical da Cidade.

A nova música de trabalho “Te Lo Dira La Noche”, composta pelo autor cubano Pablosky Rosales, aposta na utilização de elementos rítmicos e musicais afro latino-americanos, como tambores Batá, ritmo songo, de Cuba, samba, pagode e toque de ijexá do Brasil.

Para a realização deste trabalho foram convidados músicos do Aláfia, agrupação paulistana, – que tem nos cultos de matriz africana a maior inspiração para o seu trabalho – o compositor e pesquisador musical Eduardo Brechó para a produção musical e percussão, e Igor Damião na guitarra elétrica.

“Acho que o mais bacana e maior desafio desse single é conseguir trabalhar todas essas expressões rítmicas, criando uma fluidez entre as similaridades e as diferenças entre a expressão musical cubana e os sotaques brasileiros como samba e ijexá”, afirma Brechó.

Interpretada em espanhol pela cantora Estela Paixão, também integrante do Aláfia, a canção ganhou arranjo do cubano Pedro Bandera, líder do Batanga & Cia e conhecido percussionista que tem trabalho de pesquisa que analisa a relação entre instrumentos, ritmos e elementos da Diáspora musical africana na América Latina.

Sobre este novo convite para dar voz à canção, Estela, que, em 2020, participou do show em homenagem aos 90 anos da cantora cubana Omara Portuondo, diz: “Fiquei muito honrada em ser chamada para participar desse projeto que une Brasil e Cuba em suas particularidades e potencialidades de uma forma tão bonita, dançante e viva. Para mim, as palavras que definem essa participação podem se resumir a uma parceria solar”.

 Sobre este single, Bandera antecipa: “Vai abrir os trabalhos para a construção do primeiro disco do grupo que terá dez músicas, mantendo o virtuosismo nas improvisações instrumentais e tendo como conceito a junção de elementos de percussão, cantigas e danças afro-cubanas, afro-brasileiras e afro-latinas. A música é usada para mostrar outros caminhos da Diáspora Africana na América latina. O disco pretende trazer uma viagem rítmico musical com as semelhanças percussivas de Brasil e Cuba, cujas similaridades podem ser explicadas por meio de uma teoria segunda a qual muitas das pessoas traficadas da África foram separadas no porto do Recife e levadas para Santiago de Cuba. Trata-se de uma relação para além do musical e cultural, familiar”, avalia.

Batanga & Cia Feat. Estela Paixão

Estela Paixão

A cantora Estela Paixão vem se destacando na cena musical da Cidade de São Paulo, pela participação em diversos projetos musicais, desde 2019 assumiu como cantora do grupo “Alafia”
Júri e preparadora de Time do programa Canta Comigo, atualmente transmitido pela Tv Record
Pela riqueza da sua voz já fez backing vocal para:

Liniker e os Caramelows na turnê do disco “Goela abaixo”, e com artistas internacionais como o haitiano Vox Sambou e o Jamaicano Anthony B.

Participou da gravação do álbum “As Forças da Natureza” de 2013, com direção artística de Adriano de Martini e partições de Alceu Valença, Fabiana Cozza, (com quem Estela Paixão faz um dueto) e também Izzy Gordon

Integrantes do espetáculo teatral Musical “Agosto na Cidade Murada”, sob autoria de Salloma Salomão 

Gravou junto com Anna Tréa na trilha sonora do filme “De perto ela não é normal” de Suzana Pires– 2020 e Iza no clipe “Dona de mim”, em 2018. 

@estela.paixao

Batanga & Cia.

O ritmo Batanga foi apresentado em Havana por Bebo Valdés e Beny Moré no ano 1952; na época ficou ofuscado pela popularidade do Mambo.

Batanga & Cia. surge com o intuito de propor uma apresentação distinta do conceito da “Música Latina” que é mais comum no Brasil, recriando em suas apresentações através de composições autorais, a atmosfera das descargas (jam sessions) das casas de jazz da Havana dos anos 40, e 50.

O shows se caracterizam e se diferenciam pela troca de instrumentos entre seus integrantes e utilização de ritmos e instrumentos de percussão Afro Cubanos: Os tambores Batá e Afros-brasileiros.
O grupo nasceu em fevereiro de 2014 voltado para o gênero latin-jazz, world-music e música afro-cubana. Nesses quatro anos de atividade vem realizando apresentações em festivais, casas noturnas e Sesc’s, entre eles destacamos: show de abertura do l Viva Cuba Festival/ 2018; Carnaval Havanero em São Paulo/ 2016 e 17; Virada Cultural de São Paulo (2017/ 2018); Festival de Percussão – Sesc São José do Rio Preto/ 2016; Encerramento do Viva Cuba Festival, no Bourbon Street/ 2016); Festival Ilha Arriba, em Ilha Bela/ 2016; I FAM – Festival de Música e Arte/ 2015); I Expo Hispana POA/ 2015; Festival Bourbon Paraty Latino/ 2014.

Além das apresentações mencionadas, a banda participou da gravação da trilha sonora da minissérie “Dois Irmãos” – TV Globo/ 2017 e inauguração do Centro de Música Instrumental Jazz nos Fundos/ 2016.

Autor + Produção Musical + Participação Especial.

Pabloski Rosales

Autor de “Te lo Dirá la Noche”, Pabloski é um músico residente em Toronto, Canadá; trecero, baixista, compositor e arranjador, já fez parceiras com Batango no EP “Did You Say Songo?” onde também compus a música que da nome a primeira gravação de estúdio da banda

 

Igor Damian (convidado /guitarra)

Damião é guitarrista, compositor, cantor e produtor musical paulistano da Zona Sul.Integrante do grupo Aláfia desde 2018. Como solista lançou o álbum Unidade em 2016, o clipe “Oke Aro” em 2018, o single “Dia de feira é feriado” em 2020 e o EP SuperFunk 2021.
Como instrumentista já acompanhou Carlos Dafé, Mano Brown, Ellen Oléria, Tássia Reis,Osvaldinho da Cuíca, Almir Guineto, Xenia França e Di Melo.

É Bacharel em Guitarra pela FAMOSP. Também é arte – educador, ministra aulas de guitarra, canto e violão.

Eduardo Brecho (Produção Musical)

 
Músico, Dj, Diretor – produtor do grupo Aláfia e seus 4 discos lançados, também do último cd da rapper Tássia Reis e do poeta Salloma Salomon.
Produtor musical do show “Canções de liberdade – Músicas e poemas de protesto” com participação de Liniker, Jesuton, Luciana Oliveira e Maíra Freitas.

Músicos Batanga & Cia.

Pedro Bandera

 

Músico, Produtor Cultural – Sócio – Fundador da Difusora Cultural Havana6463, volcada a divulgação e Intercâmbio Cultural Brasil – Cuba – Latino América. https://www.havana6463.com.br/ –
Membro Votante da Academia Latina de Gravação, que anualmente entrega o Premio Grammy Latino. Como percussionista acompanhou artistas como: Marina de la Riva, Tássia Reis, Dona Inah, Orquestra Cessaria Evora in Memoria (Cabo Verde), Vox Zambou (Haiti/Canadá), Hypnotic Brass Ensemble (USA).

Percussionista do grupo Alafia e Diretor de Batanga & Cia.

 

Hanser Ferrer (Piano / Direção Musical)

Nascido em Havana (Cuba) em 1988, inicia seus estudos de piano aos 8 anos de idade e se forma como pianista profissional em 2006. Radicado em São Paulo desde 2008, vem se destacando como pianista, arranjador em diferente agrupações da cidade;  Sergio Lyra e Lyra Latina, Lia Paris

A música “Como Baila Mi Morena”, escrita e arranjada por Hanser, foi parte da trilha sonora da telenovela “Viver a Vida” da emissora Globo. 

Formou sua propria banda, onde expõe uma linguagem mais contemporânea da música cubana: “Timba Havana”

 

Fernando Ferrer Jr (Sax / Teclados)

Nascido em Habana, Cuba. Começou seus estudos de música aos nove anos de idade, se formou como Musico Instrumentista -Professor na especialidade de saxofone e piano, no ano 2016.  Já no Brasil; lecionou como professor de piano e saxofone na “Trade Center escola de música” de Osasco, e atualmente da aula na “Caires escola de música. Músico do grupo Timba Havana

 

Gustavo Matinez (Bass)

Músico Colombiano, residente na Cidade de São Paulo. Desde 2019 faz parte do Batanga & Cia. Atua como baixista em diferentes bandas latinas na cidade de São Paulo, além de dar aulas online e presenciais, e realizar gravações profissionais desde seu ‘home studio’.

É Bacharel em Guitarra pela FAMOSP. Também é arte – educador, ministra aulas de guitarra, canto e violão. A partir de 2016 decidiu seguir seus estudos musicais no exterior, escolhendo Brasil como destino para continuar com seu objetivo. Durante 4 anos estudou na Faculdade de Música Souza Lima na cidade de São Paulo, aperfeiçoando seus conhecimentos no baixo acústico e elétrico, onde se formou em fevereiro de 2020.

Alexis D’ Armas (Percussão cubana)

 
Percussionista Cubano, Licenciado em música e pedagogia na especialidade de percussão pelo“Instituto Superior de Arte La Habana Cuba” (2008), residente em São Paulo desde 2013 onde já lecionou na Escola de Música Musicalize. Na Cidade de São Paulo desenvolve seu trabalho como músicos de varias agrupações do circuito “latino”: La caravana orquestra, Batanga & Cia, El saoco, TimbaHavana, Los seis del Sur, Latina jazz, Naka e os piranhas, além de participar em outros projetos. Tem se apresentado com em casas como: Rey castro, Bar esquisito, Bourbon Street, Casa de Francisca, Blue Note SP, SESC, Río Verde, Jazz nos fundos, Barranco Pisco bar, Al Janiah, Raiz bar, e O do Borogodo.

 

Dante Almeida (Percussão Brasil)

Com formação musical no Instituto Baccarelli e no Centro de Estudo Tom Jobim (Universidade Livre de Música – ULM, São Paulo), já se apresentou junto a Big Band Jovem de SP no Auditório do Ibirapuera sob regência do trombonista e maestro Vitor Santos na primeira Mostra Instrumental de São Paulo; Elba Ramalho, Fat Family, Maria Alcina, Toquinho, e o Saxofonista Spok Frevo.

É Bacharel em Guitarra pela FAMOSP. Também é arte – educador, ministra aulas de guitarra, canto e violão.

Ficha Técnica

Gravação: Estúdio Medusa
Engenheiro de Som: Janja Gomes
Direção / Comunicação: Gabriel Catanzaro
Produção Executiva: Evandro Lufti
Produção musical e edição: Eduardo Brechó
Mixagem: Felipe Gomes
Arte de Capa / Colagem: Mariana Ser
Fotografia: Renato Nascimento

Assessoria de Imprensa: Erika Balbino
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Fotografia e Vídeos : Erika Hoffgen / Pedro Bandera
Web designer: Edu Sardinha / Sardinha 17
Produção Executiva: Erika Hoffgen
Direção Geral: Pedro Bandera
Produção: Havana6463